Começo este post talvez da maneira como o deveria terminar... mas as Berlengas, arquipélago situado a poucas milhas de Peniche, é um autêntico mundo entregue à Natureza! Que está longe de pertencer aos humanos... Vale muito a pena conhecer este pequeno mundo natural da costa portuguesa, um dos locais mais bonitos de Portugal!
O dia 04 de Agosto de 2012 começou com aquela vontade enorme de colocar o pé na estrada, "alimentada" pela minha irmã Beatriz, para conhecer este arquipélago das Berlengas e a cidade dos surfistas Peniche.
Saímos do Porto, eu, a Ana, a Bia, o Zé Pedro e Eduarda eram umas 10h00 da manhã, transportados pela carrinha
Volvo V40 que acompanha a família já faz algum tempo mas que ainda faz kms como se estivesse sedenta de estrada, embarcamos nesta pequena aventura rumo a Peniche e ao arquipélago vizinho. Sempre com a Eduarda ao volante e uma boa disposição presente durante a viagem rapidamente chegaríamos à
Surfers city, o mesmo que dizer que chegamos a Peniche, uma das cidades com maior tradição no surf em Portugal. Mesmo à chegada éramos brindados por um "Welcome to surfers city, Welcome to Peniche"! Conhecida pelos mais entendidos surfistas portugueses como a "Capital da Onda" fica situada numa pequena península na costa portuguesa, o que faz com que ao entrarmos pela cidade adentro esta seja envolvida por praia, dunas e grandes ondas. A Super Tubos e a Praia do Baleal são talvez as praias mais conhecidas da zona, respeitadas pelos melhores surfistas nacionais e internacionais, imensas vezes referidas pelos meios de comunicação por esse mundo fora, é onde se concentram as maiores atividades naúticas de uma cidade completamente voltada para o mar.

No extremo ocidental desta península, situa-se o Cabo Carvoeiro, com uma vista fabulosa sobre o Atlântico e para onde nos dirigimos para comprovar isto mesmo. Neste local podemos observamos também muitos adeptos da pesca, imensas gaivotas e outros tipos de aves.

Já depois de um almoço em que reinou o peixe sobre a mesa, compramos as viagens de barco para o arquipélago das Berlengas. "O arquipélago das Berlengas, declarado Reserva Natural e Reserva Biogenética do Conselho da Europa, exibe uma impressionante natureza selvagem. Um mundo que não pertence ao Homem, mas que apetece desfrutar" (Rotas & Destinos, 2003).
Depois da viagem na lancha "Pássaro do Sol" em que fomos brindados pela dona da embarcação com os melhores lugares (aqueles que ficam por cima da cabine de pilotagem), chegavamos finalmente a vislumbrar parte da beleza desta ilha ao largo da costa portuguesa. Parecia que estavamos a entrar num filme do "Parque Jurássico" ou do "Piratas das Caraíbas" perante os rochedos, o mar transparente e as paisagens verdes super bem preservadas. Que chegada...
Logo após a lancha atracar no porto da ilha passamos para outro barco que nos levaria a dar a volta pelas grutas da ilha e a entrar em recantos só acessíveis por um veículo naútico. Algumas grutas tem nomes curiosos, como a Gruta do Leão que sempre que a onda entra lá dentro provoca um som que parece o rugir de um leão. O Rochedo do Elefante que tem a forma de um elefante e o rochedo chamado de Catedral que tem a forma de uma cúpula de uma catedral. Curiosidades que embelezam ainda mais a ilha e a tornam mais cinematográfica.
A água transparente como a água que está num copo antes de a bebermos é outro promenor agradável desta ilha, sem nenhum vislumbramento que nos fizesse lembrar de poluição e sendo que definitivamente por estas terras apenas existe referência a esta palavra como forma de consciencialização, é incrível este lugar em Portugal! Um dos locais mais bonitos do país e talvez um dos mais preservados em todo o mundo. Não resisti e mergulhei mesmo nas águas geladas mas limpidas da ilha, um mergulho que me soube pela vida...
Confesso que depois da visita às Berlengas e a Peniche cheguei a casa com aquela sensação de enrequecimento, uma viagem que valeu muito a pena! Incrível como existe este lugar... e aqui tão perto!
Arquipélago das Berlengas numa palavra: Preservado.
adorei este lugar! Adorei o que escreveste *
ResponderEliminar